sexta-feira, 6 de março de 2015

No Ritmo do derbak

Solos de percussão

Quem me conhece sabe o quanto eu gosto de dançar ao som de um derbak (espécie de um tambor, abaixo) ou percussão (quando há mais instrumentos, com batidas mais fortes e marcantes).

     O Derbak é considerado um dos instrumentos principais dos conjuntos árabes. Como fornece uma base rítmica, tem por função dar a estrutura a toda a música.
      
Esse é o modelo mais utilizado
O Solo de derbak, é composto de ritmos e marcações. Extremos altos e baixos no aspecto velocidade e sonoridade, onde as variações de possíveis brincadeiras do músico dão as nuances na melodia. É em seu solo que o músico e a bailarina, se desafiam para assim, fornecerem uma bela apresentação.
      Daí entra a dinâmica da bailarina, é o que esse tipo de dança exige, dinâmica e técnica!
       São usados mais batidas de quadril mais "secas", ou seja, com os glúteos contraídos, ajudam nestes movimentos; marcações com o tronco, barriga, mãos, ombros, cabeça, por que não? Uma coisa que aprendi em solo de percussão, é que você não precisa marcar todas as batidas, não precisa parecer uma batedeira. Dance as batidas mais fortes, altas, lembre-se que a maneira de interpretação da bailarina é o que o público vai escutar melhor da música.
Pausas também são válidas, tanto para a bailarina respirar quanto para a surpresa de quem assiste. Aproveite quando o som abaixar ou diminuir a velocidade. Utilize movimentos marcados com outras partes do corpo, mostre que você não domina apenas o seu quadril, mas o corpo todo. O importante é estar de acordo com o ritmo, o resto como técnica, carisma, repertório de movimentos, entrega na dança, acho muito pessoal, ainda bem! Ninguém é igual a ninguém. 

Uma das músicas mais populares são as do músico  Hossam Ramzy. Toda bailarina já dançou alguma música dele.


Não poderia deixar de citar, uma referência em solo de percussão ,a bailarina Soraia Zaied, brasileira  que faz carreira no Egito. Seus movimentos são bem precisos e surpreendentes.  
         

O vídeo abaixo, é  uma apresentação minha de solo de percussão, uns dos mais acessados no meu canal.  Foi um solo de improviso, e me diverti muito, quebrei barreiras com a timidez e fiz o que tive vontade.

Mas ainda tenho muito o que aprender e me dedicar. 


Renata Faíza
Bailarina de dança do ventre, estuda a arte oriental há 10 anos. Atualmente faz aulas regulares com Cristina Antoniadis no espaço Pandora e está no curso de especialização em dança Oriental no mesmo local. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário