segunda-feira, 2 de março de 2015

Dançarina ou bailarina?

Tema muito polêmico no mundo dança, inclusive na dança do ventre

Pesquisei sobre esse assunto na internet, e acha-se muito pano pra manga

O assunto é polêmico, dançarina do ventre ou bailarina do ventre? Vocês podem reparar aqui no meu blog, que eu sempre me refiro como bailarina de dança do ventre. No dicionário, as palavras tem praticamente o mesmo significado: 

Bailarina/ dançarina = mulher, que dança por profissão




Antigamente, e até hoje pra muita gente, bailarina é só aquela que faz Ballet clássico, mesmo que em nenhum lugar a palavra bailarina  seja derivada de Ballet. 

Os tempos mudaram, a dança no geral cresceu e muito, como a dança do ventre. Mas infelizmente muita gente ainda é mal informada, vendo a dança como apenas uma dança sensual, para atrair homens, já mentalizam haréns com sultão e diversas odaliscas, PARA TUDO! 
Por isso e muitos outros absurdos, quem faz a dança tem a tarefa de informar e ensinar quem estiver ao seu redor, a verdadeira essência oriental. 
E o termo BAILARINA ajuda neste quesito, levando o preconceito aos tempos primórdios, onde o Ballet clássico surgiu, e fazer com que comecem entendendo que a dança do ventre pode ser tão respeitada quanto. 

Essa é a minha opinião e visão sobre esse assunto.

Renata Faíza
Bailarina de dança do ventre, estuda a arte oriental há 10 anos. Atualmente faz aulas regulares com Cristina Antoniadis no espaço Pandora e está no curso de especialização em dança Oriental no mesmo local. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário