domingo, 15 de março de 2015

Repertório de passos

Repertório de passos - É o que toda bailarina deve ter, para uma ótima apresentação, especialmente em um improviso.  Por isso, sempre devemos  estudar , relembrar e praticar se quisermos ser uma boa profissional. Hoje quero falar um pouco sobre movimentos, e memória corporal.


Movimentos – Depois de um determinado tempo de dança, a partir de 1 ano de aulas por exemplo,  podemos dizer que aprendemos todos os passos básicos: básico egípcio, oitos, batidas, ondulações, redondos, moldura de braços e etc.  Cada uma de nós tem mais facilidade com um, e mais dificuldade com outro passo, o que pode resultar em comodismo  para o mais fácil e  tendência a repetir, seja qual for o estilo de música. Se tivermos esse conhecimento, o ideal é sair da zona de conforto. Para começar, liste todos os movimentos que adquiriu e estude: num ritmo de 4 tempos,  num Said, você pode fazer 2 tempos de básico egípcio, 1 um meio oito maia e o outro restante um redondo com giro; ou então misturar passos em 2 e 2 tempos ou 3 tempos iguais e o último diferente. É importante lembrar, da mudança de direção do movimento, que as vezes parece ser um passo novo.  Contudo,  é o que sempre ouço da minha professora: Treino, treino, treino. 



Memória Corporal – O nosso corpo faz melhor, o que está mais habituado a fazer. A dica para ele memorizar, de uma forma que saia limpo na dança, é pratica-lo sozinho. Dance uma música inteira só com um passo, comece pelos passos que tem mais dificuldade, e mude sempre a cada tempo de estudo. Volte um tempo depois a fazer o mesmo exercício, e é incrível como o corpo incorpora, e a melhora é nítida.




 Todo esse estudo, vai reativar tudo o que já aprendeu, trazendo para seu cotidiano com muita criatividade, personalidade, amadurecimento,  tornando a dança mais rica e claro, te proporcionar mais repertório, naturalmente. 

Tenha um ótimo estudo!


Renata Faíza


Bailarina de dança do ventre, estuda a arte oriental há 10 anos. Atualmente faz aulas regulares com Cristina Antoniadis no espaço Pandora e está no curso de especialização em dança Oriental no mesmo local. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário