Páginas

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

A energia dos instrumentos

Somos fontes de energia 


       Existem vários estudos e filosofias que falam sobre as energias, boas e ruins. As energias estão em tudo, objetos, nos ambientes, nos lugares, nas pessoas, em nós mesmos. Quem acredita nisso, vai querer sempre estar bem e beneficiar quem está ao redor. Na dança não é diferente. Os instrumentos, por exemplo, que usamos em algumas danças podem trazer essa energia oculta ao público e tornar a apresentação mais prazerosa, não só para a bailarina, como para todos. Segue alguns deles:

Snujs, Cimbalos ou Sagats


   Uma espécie de castanhola oriental de metal. Quando tocado uma melodia, purifica e abençoa  o ambiente. Pode-se conseguir o mesmo efeito com o pandeiro. lembrando que o pandeiro oriental é diferente, ele é feito de pele de carneiro.


Bengala ou bastão


Sua dança contagia alegria, e com os movimentos e batidas fortes no chão, abrem os caminhos e afasta o que for ruim.



Punhal 

Sacrifício de apegos mundanos, capacidade de superar limites.



Espada 

Proporciona não só equilíbrio físico, mas também mental e espiritual. 


       Esses só foram alguns exemplos, existem dezenas de outros instrumentos que nos trazem essas energias que nos atingem inconscientemente. Claro, que a bailarina deve incorporar essa "filosofia" em seu corpo e dança, para as tais energias fluírem naturalmente, é só acreditar. 


Renata Faíza
Bailarina de dança do ventre, estuda a arte oriental há 10 anos. Atualmente faz aulas regulares com Cristina Antoniadis no espaço Pandora e está no curso de especialização em dança Oriental no mesmo local. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário